Linha do Tempo

Retrospectiva

Em agosto de 2018, durante o Belém +30, a Universidade do Estado de Mato Grosso se candidatou à sede do próximo Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, sob a coordenação e animação da professora Carolina Joana da Silva. Em assembleia de sócios da SBEE, no último dia do Belém +30, foi a aprovada a proposta de Cáceres como cidade-sede e a Unemat como organizadora. Cáceres, uma cidade pantaneira e banhada pelo imenso rio Paraguai, marcada pelo pulsar das águas do pantanal e por rica diversidade sociocultural, onde também impactos antrópicos são observados. A proposta, na altura da candidatura, foi chancelada pela UNEMAT através da então Magnifica Reitora, a Profa. Ana Maria Di Renzo e pelo Pró Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Rodrigo Bruno Zanin, atual reitor da instituição (UNEMAT). Com os apoios firmados e assinados por estes, propôs-se então na reunião da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, a candidatura do XVI Congresso Internacional de Etnobiologia e XII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (Belém+30), realizado em Belém, durante o mês de agosto de 2018. Aclamada e aprovada por unanimidade, nossa proposta foi aprovada por todos e todas presentes.

Histórico

A Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia foi fundada durante o I Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, promovido na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) na Bahia, em 1996.

A partir daí, a cada dois anos, esse Simpósio vem sendo realizado em diferentes cidades do Brasil: em 1998, na UFSCar; em 2000 o III SBEE foi sediado em Piracicaba; Recife sediou o IV Simpósio, em 2002; Chapada dos Guimarães (MT) foi sede do V Simpósio, em 2004; Porto Alegre recebeu o VI Simpósio, em 2006; Belém do Pará sediou o VII simpósio em 2008; O VIII Simpósio teve como sede Recife em 2010; Florianópolis recebeu o IX Simpósio em 2012; O X Simpósio foi sediado pela cidade de Montes Claros (MG) em 2014; Feira de Santana (BA) sediou o XI Simpósio em 2016 e Belém do Pará recebeu o XII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia em 2018, ano em que a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia converteu o evento nacional em Congresso.